"I watch the time pass slowly. It comes and goes like the waves. The sea can touch the sky at night. It's got the freedom I crave."

QUARESMA: Tempo de se tornar santo

“Lent” significa Quaresma.

O Catecismo da Igreja Católica não é o lugar onde a maioria das pessoas começam nas suas meditações durante a época da Quaresma. Sabemos que a Quaresma é o tempo especial reservado para nos voltarmos ao Senhor e reformar nossos caminhos.
Todos os cristãos são estimulados a deixar de lado suas motivações egoístas e chegar aos outros, no que tradicionalmente tem sido referido como “esmola”.  Sim, embora  passando pelo Catecismo de novo recentemente, eu parei e fiquei impressionado com o verdadeiro fundamento espiritual por todas as atividades que dizem respeito a Quaresma; e que é o fato de que a Igreja é santa.
O Sumário do Catecismo Católico coloca bem a questão: “A Igreja é
infalivelmente santa, porque Cristo se entregou por ela para fazê-la santa e dotou-a com o dom do Espírito Santo.”
Os membros da Igreja devem ter algumas partes nessa santidade, mas certamente não é perfeita. E por isso temos de lutar pela santidade como o próprio Jesus esperava que lutaríamos.
Lutar pela santidade pode ser o projeto da Quaresma. Assim, a Igreja
estabelece em vários lugares diante das pessoas uma variedade de atividades e exercícios espirituais durante a jornada para a Páscoa. Alguns lugares têm retiros paroquiais para apresentar uma nova visão sobre a vida religiosa de uma pessoa; outras enfatizam as devoções bem conhecidas, tais como estações da Via Sacra, o terço, missas da semana; e todas as igrejas e missões presentes no Sacramento da Reconciliação como meios de crescimento.
Às vezes, aqui nas Missões Católicas no Canadá, recebemos visitas de
pessoas em lugares distantes, pedindo bíblias, terços, livros de oração, e outros artigos de devoção. Embora isso não seja um dos nossos serviços normais, tentamos sempre ajudar com o que a missão local não tem em mão, se tivermos acesso a essas coisas. Tais pedidos falam de um desejo da parte das pessoas em crescerem na santidade, e estarem mais perto de Deus.
O tempo de Quaresma, então, pode despertar em nossa imaginação o
verdadeiro motivo para as disciplinas e exercícios espirituais da Igreja. E esse é o desejo de Cristo de todos nós sermos santos, e vem com a comunidade da Igreja para a santidade.

PELO PADRE PHILIP KENNEDY
http://cmic.info/Lent-The-season-to-become-holy

Tradução: Eliana Lara Delfino
_______________________________________________________________________
Graças à Deus, pelo menos na minha cidade, vejo que as pessoas ainda buscam a santidade.

“Retornem a mim de todo seu coração com jejum, pranto e luto.”

Joel 2:13

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s