"I watch the time pass slowly. It comes and goes like the waves. The sea can touch the sky at night. It's got the freedom I crave."

PÁSCOA

Páscoa, que celebra a ressurreição de Jesus Cristo da morte, é o feriado mais importante no cristianismo. Tem sido chamado de festa porque não cai numa data fíxa todo ano, como a maioria dos feriados. Em vez disso, as igrejas cristãs do Ocidente celebram a Páscoa no primeiro domingo após a lua cheia após o equinócio vernal(ocasião em que o dia e a noite duram o mesmo tempo) em 21 de março. Portanto, a Páscoa é observada em qualquer lugar entre 22 de março e 25 de abril todo ano. Os cristãos ortodóxos usam o calendário juliano para calcular quando a Páscoa ocorrerá e celebrar o feriado de uma semana ou duas depois das igrejas ocidentais, que seguem o calendário gregoriano.
A origem exata do nome desta festa religiosa é desconhecida. Algumas fontes afirmam que a palavra Páscoa é derivada de “Eostre”, uma deusa teutônica da primavera e fertilidade. Outros relatos levam a Páscoa ao termo latim “hebdomada alba”, ou semana branca, uma referência antiga para a semana da Páscoa e as roupas brancas usadas por pessoas que foram batizadas durante esse tempo. Através de um erro de tradução, o termo mais tarde apareceu como “esostarum” em alto alemão arcaico, que eventualmente se tornou Easter em Inglês. Em espanhol, a Páscoa é conhecida como Pascua, em francês, Paques. Estas palavras são derivadas do grego e latim Pascha ou Pasch, para Passover (Páscoa dos judeus). A crucificação e ressurreição de Jesus ocorreram depois que ele foi a Jerusalém para celebrar a Páscoa (ou Pesach, em hebraico), a festa judaica que comemora o êxodo dos israelitas antigos da escravidão no Egito. Pascha eventualmente passou a significar Páscoa.
A Páscoa é realmente uma temporada inteira do ano da igreja cristã, em oposição da observânçia de um único dia. Quaresma, o período de 40 dias que antecede a Páscoa, é um momento de reflexão e penitência e representa os 40 dias que Jesus passou sozinho no deserto antes de iniciar seu
ministério, um tempo em que os cristãos acreditam que ele sobreviveu a várias tentações do diabo.
Um dia antes da Quaresma, conhecido como terça-feira gorda, significa último grito por comida e diversão antes do jejum começar (o carnaval). A semana anterior à Páscoa é chamada Semana Santa e inclui a Quinta-Feira Santa, que comemora a Última Ceia de Jesus com seus discípulos; Sexta-Feira Santa, que homenageia o dia da sua crucificação, e Sábado Santo, que foca a transição entre a crucificação e a ressurreição. O período de 50 dias após o Domingo de Páscoa é chamado de tempo pascal, e inclui a celebração da ascensão de Jesus ao céu.
Além do significado religioso da Páscoa, também tem um lado comercial, como demonstrado pelos montes de balas e pintinhos de marshmallow que aparecem nas lojas toda primavera. Tal como acontece com o Natal, ao longo dos séculos, costumes e tradições de vários povos pagãos, incluindo os ovos de Páscoa, coelhos, cestas e doces, tem se tornado comum neste feriado santo.

Tradução: Eliana Lara Delfino
Fonte: http://www.history.com/topics/history-of-easter

2 responses

  1. Oi amiga!! Agora que eu consegui visitar o seu novo blog!! xD
    Tentei há uns dias, mas não abria de jeito nenhum!!
    Parei de entrar no Orkut, entro muito raramente.
    Feliz aniversário atrasado!!
    Bjs

    March 25, 2010 at 10:40 pm

  2. Fábio M.

    Não sou muito de celebrar datas, mas na Páscoa o “lado comercial” está sempre presente aqui em casa. Muitos chocolates, rs.
    E a Páscoa vem aí!
    Interessante o texto, Eliana!

    March 24, 2010 at 2:14 am

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s