"I watch the time pass slowly. It comes and goes like the waves. The sea can touch the sky at night. It's got the freedom I crave."

1º de Maio

A abundância das férias por Ross Shmuel

1º de maio, muitas vezes chamado Dia de Maio, deve ter mais feriados do que qualquer outro dia do ano. É uma celebração da Primavera. É um dia de protestos políticos. É festival neopagão, festa de dia de santo, e o dia do trabalho. Em muitos países, é um feriado nacional.

Beltane

Beltane era uma festa do calendário celta inaugurado no início do verão. (Também passou por uma série de pronúncias e nomes em diversos dialetos do irlandês.)
Fogueiras, muitas vezes criadas por fricção de bastões juntos, eram características comuns das celebrações Beltane. Os rituais citados incluiam condução de rebanho entre dois fogos, dança em volta das fogueiras, e imagens de bruxas queimadas. Outra tradição eram os bolos de Beltane, que seriam cortados em vários pedaços, um dos quais seria escuro. Eles seriam tirados pelos celebrantes de forma aleatória, a pessoa que pegasse a parte escurecida enfrentaria zombaria.
Nos últimos anos, Beltaine foi adotada ou revivida pelos grupos neopagãos como um grande festival de temporada.

Walpurgisnacht


Santa Walburga (ou Walpurgis), a abadessa do mosteiro de Heidenheim, ajudou São Bonifácio trazer o cristianismo para a Alemanha no século 8. Ela faleceu em 25 de fevereiro de 779. Como seus restos mortais foram transferidos em várias ocasiões, vários dias tem sido designados em sua honra, um dos quais, 1º de maio.
Esta data coincidiu com um festival pagão pré-existente, que, na Alemanha, incluía ritos para proteger contra bruxaria. Isto levou a uma lenda híbrido em desenvolvimento, na qual dito que as bruxas se encontravam com o Diabo, na véspera de 1 de Maio, no pico Brocken. A noite de 30 de abril ficou conhecido como “Walpurgisnacht”, e no encontro anual foi dramatizado por Goethe em Fausto.
Nota: Fausto é o protagonista de uma popular lenda alemã de um pacto com o demônio, baseada no médico, mágico e alquimista alemão Dr. Johannes Georg Faust (1480-1540). O nome Fausto tem sido usado como base de diversos romances de ficção, o mais famoso deles do autor Goethe

Festivais da Fertilidade

Algumas culturas, tais como essas encontradas na Índia e Egito, tinham festivais de fertilidade da primavera. A celebração do Festival Romano de Flora, deusa da fertilidade, flores e primavera, era celebrada a partir de 28 de abril até 3 de maio.

Condução de Maio

Na Inglaterra medieval, as pessoas comemoravam o início da primavera saindo para fora do país ou para as florestas – “marcha de maio” e recolhiam hortaliças e flores, ou “condução de maio.” Esto foi descrito em “O Tribunal do Amor” (muitas vezes atribuído a Chaucer, mas na verdade não escrito por ele) em 1561:

E foi toda a Corte, tanto grandes e pequenos,
Buscar as flores frescas, e ramos e floração;
E rosas trazidas por ambos escudeiro e noivo.
Com grinaldas frescas, em parte azul e branco,
E eles alegraram-se em seus grandes prazeres.

Outra tradição inglesa é o mastro de maio. Algumas cidades tinham mastros de maio permanentes que ficavam o ano inteiro, outros colocavam um novo a cada ano, no mês de maio. Em qualquer evento, o mastro seria posto com fitas e folhagens, brilhantes e pintados e decorado de diversos jeitos, e serviam como um ponto central para as festividades.

O dia de maio era também tempo da ‘dança de Morris’ e outras danças, muitas vezes em torno do mastro de maio. No século 19, as pessoas começaram a trançar o mastro com fitas (de tecelagem) para dentro e para fora no decorrer de dança. Outras tradições que vieram depois incluem a fabricação de grinaldas para as crianças e coroação da Rainha de Maio.

Dia do Trabalho

Em muitos países, o 1º Dia de Maio é também o Dia do Trabalho. Tem início com o movimento sindical dos Estados Unidos no final do século 19. Em 1º de maio de 1886, os sindicatos de todo o país entraram em greve, exigindo que a jornada de trabalho normal fosse reduzida para oito horas. Os organizadores destas greves incluiam socialistas, anarquistas, e outros em movimentos organizados dos trabalhadores. Tumultos em Haymarket Square, Chicago, em 4 de maio, abrange uma bomba lançada por um anarquista que levou a morte dezenas de pessoas (incluindo vários policiais) e o prejuízo de mais de 100 pessoas.

Os protestos não foram êxito imediato, mas provaram ser eficazes, de oito horas de trabalho por dia e eventualmente se tornou norma. Líderes trabalhistas, socialistas e anarquistas de todo o mundo tomaram os ataques americanos e seus efeitos como ponto de encontros, a escolha de 1º de Maio como um dia de manifestações, desfiles e discursos. Foi o maior feriado estadual na União Soviética e em outros países comunistas.

O Dia do Trabalho é comemorado ainda em 1º de maio nos países em todo o mundo, e ainda é muitas vezes um dia de protestos e comícios. Nos últimos anos, têm sido frequentemente alvo contra a globalização.

2006: Protestos de 1º de Maio Retornam aos E.U.

Em 2006, os Estados Unidos mais uma vez viram a ação política difundida em 1º de maio deste ano, centrando-se no tema da reforma da imigração. Vários grupos e comunidades, sob o título de “Um Dia Sem Imigrantes”, sustentaram comícios, greves, boicotes de consumidores para apoiar os direitos dos que trabalham e vivem nos Estados Unidos, e para protestar um projeto de lei que deportaria muitos imigrantes ilegais.

Feriados Relacionados

Várias autoridades tentaram proibir ou prejudicar o 1º de Maio, particularmente as observâncias comunistas durante a Guerra Fria. Em 1955, o Papa Pio XII designou 1º de Maio como um dia de festa de São José Operário. Em 1958, o Presidente Eisenhower designou 1º de Maio como Dia da Lei e o Dia da Lealdade. Cada um destes foram especificamente destinados a substituir o feriado comunista com um feriado religioso ou patriótico.

Feriado de Banco em Maio

No Reino Unido, a primeira segunda-feira de maio é feriado bancário. Quando 1º de maio não cai na segunda-feira, as festividades de maio são transferidas para o feriado bancário de segunda-feira para comodidade do público. Algumas comunidades na Inglaterra ainda começam celebrar no pôr do sol em 30 de abril com procissões pelos centros da cidade e decorações florais. A cidade de Padstow mantem o anual festival Obby Oss (http://www.padstow.com/obby_oss/obby_oss.php), que se pensa ser a mais antiga celebração do Dia de Maio no país que remonta no século 13.

Information Please ® Database, © 2007 Pearson Education, Inc. Todos os direitos reservados.

Tradução: Eliana Lara Delfino
Fonte: http://www.infoplease.com/spot/mayday.html

One response

  1. se quiser conhecer a estória de Fausto, neste site tem:
    http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/faustogoethe.html

    April 29, 2010 at 4:16 pm

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s