"I watch the time pass slowly. It comes and goes like the waves. The sea can touch the sky at night. It's got the freedom I crave."

“Dois Lobos”

Lendas de Nativos Americanos

O site http://www.firstpeople.us é destinado as primeiras pessoas a habitarem em terras americanas, os índios.
Existe um conto sobre “Dois Lobos” contado em duas maneiras. Um é “A Lenda de Cherokee (tribos de Carolina do Norte e Tennessee)” e a outra é “Vovô conta” também conhecida como “O Interior dos Lobos”. Eu optei por traduzir somente o segundo por se tratar da mesma estória:
Um velho avô disse a seu neto, quando este veio até ele, com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça, “Deixe-me contar uma história.
Eu mesmo, algumas vezes, já senti grande ódio por aqueles que não tem qualquer arrependimento do que fazem.
Mas o ódio te corrói, e não fere seu inimigo. É como tomar veneno, e desejar que seu inimigo morra. Lutei com esses sentimentos muitas vezes.” Ele continuou: “É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não faz mal. Ele vive em harmonia com todos ao seu redor, e não se ofende quando não teve intenção de ofender. Ele só luta quando tiver que lutar, e do jeito certo.
Mas o outro lobo, ah! Ele está cheio de raiva. O insignificante vai colocá-lo em estado de raiva. Ele luta contra todos, o tempo todo, sem nenhuma razão. Ele não consegue pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes. É uma raiva inútil, por causa dessa raiva nada irá mudar.
Às vezes, é difícil viver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito”.
O garoto olhou bem dentro dos olhos de seu avô e perguntou: “Qual deles vence, vovô?”
O avô sorriu e respondeu baixinho: “Aquele que eu alimento”.
Tradução: Eliana Lara Delfino

Leave a Reply

