"I watch the time pass slowly. It comes and goes like the waves. The sea can touch the sky at night. It's got the freedom I crave."

Fogos de Artifícios

A História Dos Fogos de Artifícios  –  Invenções Químicas Famosas

Invenção do Fogo de Artifício

Muitas pessoas associam fogos de artifícios com o Dia da Independência, mas seu uso original veio das celebrações de Ano Novo. Você sabe como os fogos de artifícios foram inventados?As lendas dizem que um cozinheiro chinês acidentalmente jogol salitre em um fogo
de cozinha, produzindo uma chama interessante. Salitre, um ingrediente usado em pólvora, às vezes era usado como sal saboroso. Outras pólvoras, carvão vegetal e ácido sulfúrico também eram comuns em antigos fogos. Embora a mistura queimada com um pouco de chama, explodia se fosse fechado em um pedaço de bambú.
Esta prazeirosa invenção de pólvoras parece ter ocorrido a 2000 anos atrás,
com explosão de “firecrackers”(fogos pequenos com grande barulho) produzido depois durante a Canção da dinastia (960-1279) por um monge chinês nomeado Li Tian, que vivia perto da cidade Lin Yang em Hunan Province. Estes fogos eram tiros com bambú preenchidos de pólvora. Eram explodidos no começo do ano novo para espantar espíritos maus. Muitos dos fogos modernos tem luzes e cores, e também barulho forte (conhecido como ‘gung pow’ ou ‘bian pao’) eram desejáveis em eventos religiosos, desde que fossem para espantar espíritos. No século 15, os fogos foram parte tradicional de outras celebrações, tais como vitórias militares e casamentos. A estória chinesa é bem conhecida, entretanto é possível que realmente que os fogos foram inventados na Índia ou Arábia.
Dos “Firecrackers” aos Foguetes

Em soma, explodindo pólvoras por fogos, os chineses usavam combustível de pólvoras por propulsão. Foguetes de madeira feitos à mão, em formas de dragão, atiravam foguetes aos invasores de Mongol em 1279. Exploradores tiraram conhecimentos de pólvoras, fogos e foguetes del volta pra casa com eles quando retornaram.   Árabes no século 7 referiam-se aos foguetes como flechas chinesas. Marco Polo é creditado levando pólvoras à Europa no século 13. Os soldados também trouxeram a informação com eles.
Além de Pólvoras

Muitos fogos eram feitos como os de hoje, como à cem anos atrás. Entretanto algumas modificações foram feitas. Os fogos modernos incluem muitas cores que formam desenhos, como salmão, rosa, e verde-piscina, que não existiam no passado.
Em 2004, a Disneilândia, na Califórnia começaram lançamentos de fogos usando ar comprimido ao invéz de pólvoras. Marcadores eletrônicos eram usados para explodir o projétil. Esta foi a primeira vez que o sistema de lançamento foi usado comercialmente, permitindo o crescimento em tempo preciso (pois mostra que podia ser aplicado em música) e redução de fumaça em grandes exibições.

Tradução: Eliana Lara Delfino

Autora:  Anne Marie Helmenstine , Doutorado em Filosofia

Fonte: http://chemistry.about.com/od/historyofchemistry/a/fireworkhistory.htm

_________________________________________________________

FELIZ ANO NOVO À TODOS ABENÇOADO POR DEUS!

One response

  1. i like it

    January 6, 2011 at 2:24 am

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s