"I watch the time pass slowly. It comes and goes like the waves. The sea can touch the sky at night. It's got the freedom I crave."

I Coríntios, Cap.13

1 Ainda que eu domine línguas humanas e angélicas – se eu falar sem amor, eu não sou mais do que um estrondo de gongo ou um címbalo que tine.

2 E ainda que tenha o dom da profecia, para penetrar todos os mistérios e conhecimentos, e ainda que tenha toda a fé necessária para mover montanhas – se for sem amor, nada sou.

3 Ainda que eu deveria dar aos pobres tudo o que tenho, e até mesmo desistir do meu corpo para ser queimado – se não for por amor, de nada adiantará.

4 O amor é sempre paciente e bondoso, o amor nunca é ciumento, o amor não é orgulhoso, nem pretensioso,

5 Nunca é grosseiro e nunca interesseiro, não se ofende nem guarda reclamações.

6 O amor não se alegra com a injustiça, mas encontra sua alegria na verdade.

7 Está sempre pronto para conceder, confiar, esperar e suportar o que vier.

8 O amor nunca chega ao fim. Mas se houver profecias, serão levados embora; se em línguas, se calarão, e se em conhecimento, será eliminado.

9 Nosso conhecimento é imperfeito, e profetizamos imperfeitamente;

10 mas uma vez que a perfeição vem, todas as coisas imperfeitas serão levadas embora.

11 Quando eu era criança, falava como criança, e via as coisas como criança, e pensava como criança, mas agora que me tornei adulto, eu acabei com todas as formas infantis.

12 Agora nós vemos apenas reflexos num espelho, meros enigmas, mas então veremos face a face. Agora meu conhecimento é imperfeito, mas então deverei conhecer tanto quanto me conheço.

13 Então, estes permanecem: fé, esperança e amor, os três, mas o maior destes é o amor.

Tradução: Eliana Lara Delfino

Fonte: http://www.catholic.org/bible/book.php?id=53

 

Leave a Reply

